Estrelas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Que medo, que nada!!!!


Meus filhos são brilhantes. Sei que não se esperaria afirmação diversa de uma mãe pra lá de coruja, mas meus filhos de fato o são. Diferentemente brilhantes.

Maria Eduarda tem real noção do seu potencial. Assimila tudo com uma velocidade espantosa. Seu raciocínio é rápido e a argumentação flui naturalmente. É um ser extremamente racional, sabendo bem como usar o seu emocional (e o nosso) para conseguir o que quer. Mas não a chame de chantagista, pois isso a deixará desolada. Não fosse igualmente linda, vaidosa, extrovertida, a chamaria de nerd com o maior orgulho (embora discorde dessa associação que se faz entre o nerd e o feio; sou tarada por inteligência ).

Miguel é igualmente brilhante, mas ainda não sabe disso. Talvez um pequeno ajuste na sua auto estima fosse suficiente para ele conquistar o seu lugar ao lado dela no pódio. Não os comparo, mas ele sim, apesar do enorme orgulho que tem da Maria Eduarda. Ou talvez o seu QI emocional seja igual ao da mãe, -1. E não é caso para risadas...melhor chorar (rs).

Miguel quando chora está mesmo chateado, magoado e expressa isso da forma mais clara que pode. Tão doce quanto Maria Eduarda, está sempre pronto a ajudar e cooperar. Gosta de se sentir útil. Gosta de aprender, sempre. E muito. Tem um senso crítico apuradíssimo, e é por vezes demais severo com o seu ego lindo. Não é muito raro ouvi-lo explodir nessas palavras que tantas vezes critico: "Mãe, sou burro mesmo....". É quando tento por em prática toda a minha psicologia de mãe para aliviar a carga:

-Filho, já te disse que não existem pessoas burras (cof, cof, cof) . Todos nós nascemos dotados de uma inteligência mínima esperando ser tratada, cuidada, para que ela possa crescer e se desenvolver, como uma semente.
- Mas mãe, como é que se 'trata' uma inteligência????
- Com boa alimentação, boas escolas, cercando os filhos de informações necessárias e adequadas ao seu preparo, blá blá blá....e dando a eles muito amor .
-Então o Paulinho passou fome, mãe?? Será que a Tia Julieta não 'ama ele' (sic) ???
(risos)


(Falando em seres desprovidos desse 'cuidado' com a inteligência, andei mergulhando no aquário de dois pescadores altamente qualificados, Sr. Polvo e Sr. Burro. Nooooooossa, fiquei impressionadíssima com tanto conhecimento (do quê, mesmo???) Coitadinhos, pensam que ter vara e um monte de manuais de como colocar a minhoquinha no anzol basta. Bem papo de pescador... Para os 'gênios' que são, foram tão, tão, TAM BURROs!!!! Mil perdões às faunas marítima e equina...)


Bom, voltando ao meu Miguel, impressiona a sua capacidade de fazer altas conjecturas (rs) a respeito da vida:

- Maria Eduarda, você gosta de ser criança? Eu não gosto. Criança sofre muito porque adulto não entende criança. A mamãe sempre diz que quem fala a verdade não merece castigo. Eu falei pra ela que quebrei o vaso sem querer e ela me mandou ficar aqui sem televisão e sem DS, pode??? Vida injusta...Eu NÃO gosto de ser criança. Quando eu crescer eu vou ser adulto!!!!!

Ouvi essas pérolas do meu menino escondida atrás da porta, engolindo a seco as lágrimas, após ter dado uma palmada naquela bunda gorda e gostosa, pelo susto do vaso quebrado. E o pior...o vaso era HOR-RO-RO-SO!!!! Eu deveria tê-lo premiado por ter me livrado daquela ode ao mau gosto com um chute certeiro. Mas, como vocês já sabem, a loiríssima aqui só percebe as coisas algum 'tempinho' depois (é de 'nascença', gente, fui tirada a forceps, amassaram meu crânio... e de 'crescença' também, recebo altas doses de peróxido de hidrogênio de dois em dois meses).

Miguel tem medo do escuro, de filmes de terror e de sair à noite. Para todos esses medos houve algo pontual que os determinou. Estamos atentos. Mas, neste último sábado, pude perceber que ele está desenvolvendo uma qualidade que admiro muito, a capacidade de enfrentá-los.

Foi a primeira vez que eu os levei a uma cachoeira e, confesso, tive trabalho tentando convencer os filhotes de que não haveria perigo, ao contrário do que sempre costumo pregar. Eles foram. Confiaram. Maria Eduarda ficou na parte 'calma' da cachoeira e Miguel nem quis saber de entrar. Não insisti. Não queria por à prova a confiança depositada. Tio Thiago, recreador , resolveu brincar em uma pequena queda - mas com água suficiente para afogar meio exército napoleônico , desafiando os demais do grupo...



Maria Eduarda na parte calma da cahoeira


Desafios???? A loira não resiste a um!!!! Fui!!! Estudei o local, ri, estudei, ri, sentei , ri, e tchibum...desci!!!! Clap, clap, clap. Paguei um Sr. King Kong para aqueles pais e mães tão contidos. Gargalhava, muito. Para os meus filhos, se ainda não era, virei a Superalgumacoisa. Aquilo quase implodiu meu peito de tanta alegria. Mas o melhor estava por vir.



momento pré mico, digo, king kong...segura a Loira, tio Thiago


Ainda tentava me recompor do puta tombo que levei tentando sair da água (e da dor na banda esquerda da bunda), quando vi Miguel se dirigindo para a entrada da queda concentradíssimo, e dizendo, "Vou descer, mãe." Não sabia naquele momento se o brilho nos seus olhos era pela brincadeira em si ou pelo medo que tentava vencer, e que não era maior que o meu próprio de que ele se machucasse, o que me levaria de Superalgumacoisa à Supermãemerda em segundos. A resposta veio assim que ele mergulhou e emergiu:

- "Mãe, mãe, você viu??? Consegui!!! Consegui!!!

Filhos de peixe...

O aniversário foi dele. 08 anos. Mas quem ganhou o presente fui eu!!!!




Tio Thiago cuidando de Lívia, uma amiguinha, e Miguel







Mico na descida, mico na saída: tombaço com direito a prêmio nas videocacetadas do Domingão do Faustão. Derrota pura!!!!
(Mas tia Sara, competente que só, não me deixou escorregar em cima do tio Thiago...
ai, ai (suspiros), que pena!!!!)



Depois de caminhada, cachoeira, micos e uma banda esquerda da bunda roxa, mereço um geladinho...kkkkkk


Um comentário:

  1. Saudades das suas declarações de amor, tão perfeitas.

    Filhos de sereia...LL!!!

    Beijus

    ResponderExcluir