Estrelas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A garota substituta





"Lá está ela, mais uma vez. Não sei, não vou saber, não dá pra entender como ela não se cansa disso. Sabe que tudo acontece como um jogo, se é de azar ou de sorte, não dá pra prever. Ou melhor, até se pode prever, mas ela dispensa. Acredito que essa moça, no fundo, gosta dessas coisas. De se apaixonar, de se jogar num rio onde ela não sabe se consegue nadar. Ela não desiste e leva bóias. E se ela se afogar, se recupera. Estranho é que ela já apanhou demais da vida. Essa moça tem relacionamentos estranhos, acho que ela está condicionada a ser uma pessoa substituta. E quem não é? A gente sempre acha que é especial na vida de alguém, mas o que te garante que você não está somente servindo pra tapar buracos, servindo de curativo pras feridas antigas? A moça.. ela muito amou, ama, amará, e muito se machuca também. Porque amar também é isso, não? Dar o seu melhor pra curar outra pessoa de todos os golpes, até que ela fique bem e te deixe pra trás, fraco e sangrando. Daí você espera por alguém que venha te curar. As vezes esse alguém aparece, outras vezes, não. E pra ela? Por quem ela espera? E assim, aos poucos, ela se esquece dos socos, pontapés, golpes baixos que a vida lhe deu, lhe dará. A moça - que não era Capitu, mas também tem olhos de ressaca - levanta e segue em frente. Não por ser forte, e sim pelo contrário... por saber que é fraca o bastante para não conseguir ter ódio no seu coração, na sua alma, na sua essência. E ama, sabendo que vai chorar muitas vezes ainda. Afinal, foi chorando que ela, você e todos os outros, vieram ao mundo."

Caio Fernando Abreu




5 comentários:

  1. Putz!!! Dei uma de Lôra agora, sabe? Duas vezes... primeiro li o texto e queria deixar meu comentário mas não achava por nada o link. Estava de óculos. Seu blog agora é uma metamorfose ambulante. E na verdade este foi o segundo furo.

    O primeiro, e mais legal, é que não vi que este post na verdade não era seu mas fui lendo e percebendo a sua escrita, a sua estória todinha nele. Há mesmo algo do lido ao vivido em cada um de nós. Mas, melhor que isso, assisti ontem ao belíssimo cópia fiel e a tese do filme é que "a qualidade de uma obra de arte depende do contexto e está nos olhos de quem a vê". Aqui, a qualidade do texto está nos olhos de quem lê?

    O contexto me diz que você escreve tão bem quanto escrevia o Caio Abreu. Então, mulher, largue estas muletas e assuma suas lunetas.

    Você é foda!

    ResponderExcluir
  2. Putz digo eu!!!! Quanta coisa legal...

    Hoje cedo você me falou algo como me conhecer há tempos. E não é que é verdade??!!! Saber que você me reconheceu no texto foi muito bom, aqueceu minha alma, e isso você sabe fazer muito bem.

    Nunca tive dúvidas quanto a termos, sempre, algo do lido ao vivido (aliás, tem um blog exatamente com esse nome e que eu recomendo muito.A-DOOOOO-RO o autor...rs).

    Quanto ao que disse sobre a tese do filme Cópia Fiel, me lembrou um trecho do prefácio de O Retrato de Dorian Gray: "toda arte por si é superfície e símbolo. Aqueles que vão além da superfície o fazem sob seu próprio risco. Aqueles que desvendam o símbolo, o fazem sob seu próprio risco..." Acho que sim, a qualidade do texto está nos olhos de quem lê, dos que vão além da superfície e desvendam os símbolos (tô louca para assistir ao filme, pena que não deu para irmos juntos...)

    Outra coisa bem legal é que tanto cansei de tentar explicar o nome do blog (muletaslunetaseestrelas), que passei a chamá-lo apenas de lunetas. E você conseguiu em meia frase...Estou tentando largar as muletas, ok???

    Beijos, beijos, beijos, na sua alma linda.

    Ah (momento vaidade), sou mesmo. Foda!

    kkkk

    ResponderExcluir
  3. LL,

    saudades de vc!

    Seu amigo Claudio tem toda razão. Conta aí, quando foi que você e Caio Abreu andaram se encontrando???

    Estarei no RJ até o final do mês. Vê se faz contato. Celulares não foram feitos só para msg, não, ok???

    Bjuuuuuuuuus,

    Gus

    ResponderExcluir
  4. Nos encontramos lá no além...Fui dar uma voltinha lá, mas achei tudo um saco e resolvi ficar por aqui mesmo kkkkkkkkk

    Tem email pra vc, ok???? Vê se responde também, gato feio!!!!

    kkkkkk

    Bjnhos!

    ResponderExcluir
  5. As "garotas substitutas" tentam definir uma coisa que não tem definição enquanto procuram um príncipe que não existe, num lugar faminto por ela e perdendo o tempo que ela não tem ... E mesmo achando o que procuram não deixam de serem substitutas quando na verdade já são titulares a muito tempo...

    ResponderExcluir